Bem Estar, Medicina do Sono

 7 PROBLEMAS QUE SÃO CAUSADOS POR UMA NOITE MALDORMIDA

Uma noite maldormida pode acarretar muito mais problemas do que você pode imaginar. Nós listamos 5 deles para você conhecer e se prevenir. Alguns deles vão te surpreender.

01 - Sistema Imunológico Enfraquecido

Uma noite maldormida faz com que o nosso sistema imunológico fique bastante debilitado.

Um experimento, que contou com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), cuidou de juntar 30 pessoas e privar o sono de algumas delas.

Ao final, verificou-se que os indivíduos que não puderam dormir normalmente, tiveram um aumento no número de leucócitos, isto é, uma queda imunológica acentuada.

02 - Dificuldade de Concentração e Aprendizagem

Não dormir bem ou poucas horas atrapalha a nossa concentração e, portanto, a nossa capacidade de aprender.

Novas informações não são retidas.

Um estudo demonstrou que iniciar as aulas uma hora mais tarde, passando das 07h30 para as 08h30, aumentou a média das notas em pelo menos 2 pontos em matemática.

03 - Mau Humor

Quando uma pessoa é privada do sono, o seu corpo descarrega noradrenalina. E o mesmo vale para aqueles que têm o sono interrompido diversas vezes.

Esse hormônio é um dos grandes responsáveis pelo humor. Ser descarregado significa aumento da frequência cardíaca e da respiração.

O organismo acaba ficando alerta quando deveria descansar. Esse estresse acaba provocando alterações consideráveis no humor.

04 - Hipertensão

É durante o sono que o nosso organismo descansa e fica pronto para um novo dia. São nas fases profundas do sono que os hormônios que controlam a circulação são produzidos.

Dormir mal, portanto, significa ter o fluxo sanguíneo afetado.

O que isso significa? Significa que o sistema nervoso simpático não é desligado e que o nosso corpo entende que o cérebro e o coração não precisam de descanso.

A pressão arterial e cardíaca ficam elevadas, o que pode levar à hipertensão.

Como essa doença é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas, é bom ficar em dia com a visita aos consultórios médicos.

Não custa lembrar que a hipertensão é um fator de risco para doenças traiçoeiras como arritmia cardíaca, AVC e infarto.

05 - Prejudica a Vida Sexual

Muito se fala dos males que o consumo excessivo de álcool e cigarro acarretam ao sexo. Mas são poucos que têm a consciência de que uma noite maldormida pode, sim, afetar a sua vida sexual.

Isso acontece porque a privação do sono reduz a produção da testosterona, o hormônio sexual masculino.

Por essa você não esperava, né?

06 - Problemas de Visão

Visão dupla, perda de visão periférica e visão turva podem ser gerados por uma noite maldormida.

Quanto mais tempo passamos acordados, maiores são os erros visuais cometidos e maiores são as chances de alucinação.

Além disso, não dormir horas suficientes pode aumentar o risco de alterações vasculares na retina. A ausência de tratamento adequado para esse problema pode, inclusive, levar à perda definitiva da visão.

07 - Noite Maldormida e o Aumento de Peso

Essa relação já uma velha conhecida nossa. O que não quer dizer que devamos abordá-la aqui também.

A falta de uma boa e reconfortante noite de sono pode apresentar desequilíbrios hormonais. O resultado disso é o aumento do apetite e a tentação por alimentos calóricos.

A explicação pode ser a relação entre a grelina (hormônio que estimula a fome) e leptina (hormônio que controla a fome) com o sono. Quando há a ausência de um período adequado de descanso físico essa relação fica desregulada.

Viu só como uma noite maldormida pode afetar a sua vida? Por isso mesmo que a escolha de um colchão e travesseiro adequados, além da busca por uma rotina saudável, é tão importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *